Diretor da Globo explica a jornalista a situação do esporte com o Coronavírus
Renato Ribeiro, diretor de conteúdo do Esporte da Globo, revelou como foi o processo de reformulação de conteúdo na emissora desde o início da pandemia.
O jornalista Victor Félix, da equipe de J&Cia, afirma que o setor televisivo de esportes sofreu mudanças drásticas por causa da pandemia de Coronavírus (Covid-19). “A partir do momento em que os campeonatos foram suspensos, as tevês do País tiveram que revisar todo o seu conteúdo esportivo, uma vez que jogos e análise de resultados, que lhes davam muita audiência, não aconteciam. Consequentemente, uma queda no número de telespectadores foi inevitável”, escreve.
Renato Ribeiro, diretor de conteúdo do Esporte da Globo, revelou ao jornalista como foi o processo de reformulação de conteúdo na emissora desde o início da pandemia. Segundo ele, a equipe de jornalismo segue trabalhando na redação, mas com um número reduzido de profissionais, já que a maior parte está em home office, e tomando os cuidados necessários para evitar o contágio.
Além disso, de acordo com Ribeiro, cerca de 80 profissionais foram cedidos a outras editorias para reforçar a cobertura do Coronavírus. “Desde o início da pandemia, a Globo adotou medidas voltadas para a segurança de seus funcionários e isso, claro, incluiu a equipe do Esporte. Apesar de as competições esportivas estarem suspensas, mantivemos nosso compromisso de levar a emoção do esporte aos fãs de diferentes modalidades”, garantiu.
Enquanto alguns programas, como o Redação SporTV e o Seleção SporTV, passaram a ser produzidos de forma remota, outras atrações, como o Bem, amigos e o Troca de Passes, seguem com equipes presenciais mais enxutas, mas sem deixar de trazer as últimas do noticiário esportivo.
Quanto às reprises de jogos antigos, o diretor elogiou o acervo da TV Globo, assim como os acordos firmados com diferentes entidades esportivas internacionais que possibilitam a transmissão do material. “Estamos investindo em reprises de momentos históricos do esporte, seja em Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e em outras competições importantes. Acreditamos que a história do esporte está repleta de exemplos de superação que podem ser inspiradores neste momento tão difícil”.
No final da conversa com Victor Félix, Renato Ribeiro lembrou que a emissora está atenta à retomada dos eventos esportivos, como o UFC Combate, que transmitiu o UFC 249 entre Tony Ferguson e Justin Gaethje, e o campeonato alemão, que retornou no último dia 16 de maio e vem ganhando cobertura dos jogos e análises dos resultados pelo Globoesporte.com.
Com informações, Portal dos Jornalistas