A influência do futebol na obra de grandes artistas da cultura brasileira
Jornalista Gustavo Zeitel comenta a presença do esporte nos textos de Aldir Blanc, Sérgio Sant’Anna e Rubem Fonseca.
O compositor Aldir Blanc e os escritores Sérgio Sant’Anna e Rubem Fonseca foram três figuras da cultura brasileira falecidas entre os meses de abril e maio. E o que tinham em comum: o gosto pelo futebol.
Em entrevista para o site Lance!, o jornalista do Instituto Moreira Salles Gustavo Zeitel, comento os motivos da modalidade ter servido de inspiração para escritores e poetas. “Eu combato a ideia de que o futebol seja um assunto torpe”, afirmou.
De acordo com Zeitel, o futebol é responsável por formar grupos sociais e movimentar a economia, e por isso, está presente em diferentes manifestações artísticas, mexendo sempre com as emoções do povo brasileiro.
O crítico literário lembrou que os três autores tinham a sensibilidade de enxergar nuances da vida urbana, que eram fundamentais também na leitura de uma partida de futebol. “Lembro da expressão ‘ler o jogo’, muito usada por técnicos e jogadores. Nada mais pertinente. Passes, dribles e finalizações constituem a gramática de uma linguagem, muito viva em diversos campos da literatura brasileira”.
Para Zeitel, Aldir, Rubem e Sérgio farão muita falta, “porque, além de tudo, eram irreverentes em um país com tantas dificuldades sociais”.
Com informações, Lance!